Sagrado Coração de Jesus
A alusão ao Coração de Jesus, abriu caminho para uma rica tradição na história da Igreja, baseando-se sobretudo nas Sagradas Escrituras e em diversas citações dos Padres da Igreja. No século XVII, especialmente, com a devoção clássica ao Sagrado Coração de Jesus, ela se popularizou de forma rápida. Nosso fundador, Pe. Júlio Chevalier, nascido na primeira metade do século XIX, descobrirá no Coração do Cristo traspassado na Cruz, a luz e a inspiração que impulsionará toda a sua vida.
Pe. Júlio Chevalier, responde a uma visão particularmente dinâmica que apela para uma resposta bem precisa para combater “os males dos tempos modernos” e a devoção ao Sagrado Coração como o remédio para os males de seu tempo. Olhando os documentos das três congregações fundadas por ele, descobrimos certas características comuns que se relacionam com o carisma do fundador: um amor profundo para com os homens; fé no amor de Deus revelado no Cristo, ou seja, a convicção de que os homens podem encontrar nele resposta para as suas necessidades mais profundas, que traz como consequência a missão de revelar este amor aos homens e que este amor deve ser revelado na caridade, na doçura, na bondade daqueles que são chamados a partilhar da missão de Cristo
Esta revelação de Cristo em seu amor apresenta-se a Chevalier como a última palavra de todas as coisas, e esta instituição ocorre-lhe no momento em que estava verdadeiramente inquieto pela salvação dos homens. E assim, para ele, o Coração de Cristo é “pleno de amor e de misericórdia”, o Coração de Jesus é essencialmente misericordioso. Chevalier mostrava-se impressionado pela ideia do Cristo Bom Pastor. Pensava no Cristo cujo coração sentia compaixão pela multidão; no Cristo que, por ser manso e humilde de coração, podia aliviar os fardos daqueles que vinham até ele, para nele repousar sua alma. Porém, um Cristo humilde e doce não é um Cristo fraco: o coração de Jesus possui, de modo perfeito, as virtudes de “coragem, constância e generosidade”.
Pe. Lucemir Alves Ribeiro, MSC (O Caminho do Coração).