Instituto MissionárioInstituto Missionário

MSC no Mundo

A Paróquia de Issoudun, conhecida como a mais ímpia do bispado, era o cenário perfeito para pôr em prática o projeto missionário de fazer amado o Sagrado Coração de Jesus. Porém, os desígnios de Deus fariam este carisma estender seus ramos por todo o mundo.

Durante os primeiros anos de fundação a Congregação caminhou a passos lentos, porém firmes. Vinte e seis anos depois de sua fundação, e com pouco mais de cinquenta membros, os Missionários do Sagrado Coração eram ainda poucos e sem grandes recursos financeiros. A perseguição religiosa na França torna-se cada vez mais severa. Assim, nos anos de 1880 as congregações religiosas são expulsas da França. Nosso fundador permanece em Issoudun, como “diocesano”, cuidando de nossa casa mãe, enquanto muitos confrades partem desterrados por vários países da Europa. Esse êxodo foi o responsável pela fundação de várias províncias em: Holanda, Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália…

Outro fato de importância histórica e que consagrou nossa atuação missionária universal na Igreja foi quando em 1881 o Papa Leão XIII confiou aos Missionários do Sagrado Coração a evangelização da Melanésia e da Micronésia, na Oceania. A missão nestes então vicariatos, que custou inclusive a vida de numerosos missionários, deu bons frutos: muitas igrejas locais nasceram e são hoje florescentes graças a obra dos MSC em Papua Nova-Guiné e nas Ilhas do Pacífico.

Foi, possivelmente, diante desta realidade – em que a congregação cresceu a partir de momentos bem difíceis – que o fundador cunhou a célebre frase: “Quando Deus quer uma obra os obstáculos pra Ele se tornam meios”. Hoje os Missionários do Sagrado Coração estão presentes nos cinco continentes, em mais de cinquenta países, fazendo conhecido e amado em todas as partes o Sagrado Coração de Jesus.

X