Etapas Vocacionais
Como congregação religiosa, temos um carisma específico, um modo de viver o Evangelho que pode ser abraçado como opção de vida por aqueles a quem o Senhor chama. Assim, a caminhada vocacional consiste num conjunto de etapas que visam tornar possível o amadurecimento e desenvolvimento das aptidões à vida religiosa e/ou sacerdotal segundo este carisma.
Vocacionado
É a etapa que antecede a entrada do candidato em uma das nossas casas de formação, ou seja, é a etapa em que o jovem aspira ingressar em uma delas. Após um primeiro contato e, percebendo a disposição do candidato e os primeiros traços vocacionais, inicia-se um período de conhecimento mútuo: o candidato que busca nos conhecer e a Província que busca conhecer o candidato através dos encontros vocacionais, visitas à família e outros meios utilizados pela PV.
Aspirantado
É o tempo de formação espiritual para o discernimento vocacional. É uma etapa interna; o candidato passa a morar em uma das nossas casas de formação, desde que atenda a alguns critérios. Aqui, o acompanhamento vocacional é mais próximo, enfatizando a formação humano-afetiva e cristã, e preparando-o para o Seminário Maior e os estudos filosóficos e teológicos.
Postulantado
Nesta etapa, o formando dá continuidade ao processo de autoconhecimento e amadurecimento da vocação. O estudo da filosofia, em um curso regular, acompanha este período e capacita os postulantes a uma leitura das realidades complexas de nosso tempo e, também, os prepara para entender os conceitos teológicos que serão aprofundados em etapas posteriores.
Noviciado
É um tempo intenso de aprofundamento da vida espiritual que visa capacitar o noviço a desenvolver uma real vida de oração, aprofundar sua vocação de religioso, e a se assegurar sobre as aptidões para viver uma vida consagrada em comunidade como Missionário do Sagrado Coração. Ao final desta etapa, professarão os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência. Assim, esta etapa pode ser compreendida como o período de gestação dos novos MSC.
Juniorado
O juniorado é um período de confirmar a opção feita e se preparar mais intensamente para a missão como Irmão ou Padre MSC. Normalmente este período coincide com o tempo de estudo da teologia. Ao mesmo tempo em que se inserem nas atividades pastorais, nas paróquias ou em novos ministérios, os professos tem a oportunidade de viver no cotidiano os votos que fizeram desde o noviciado.
Ano Missionário
Na etapa final de preparação para consagrar-se perpetuamente pelos votos de pobreza, castidade e obediência, os jovens religiosos são enviados em missão, a fim de que vivam mais intensamente sua consagração à serviço do povo de Deus ubíque terrarum. Retornando do ano missionário, professam solenemente os votos religiosos. Os que serão ordenados padres, recebem posteriormente as ordens do Diaconado e do Presbiterado.