Instituto MissionárioInstituto Missionário

Etapas Vocacionais

Como congregação religiosa, temos um carisma específico, um modo de viver o Evangelho que pode ser abraçado como opção de vida por aqueles a quem o Senhor chama. Assim, a caminhada vocacional consiste num conjunto de etapas que visam tornar possível o amadurecimento e desenvolvimento das aptidões à vida religiosa e/ou sacerdotal segundo este carisma.

Vocacionado
É a etapa que antecede a entrada do candidato em uma das nossas casas de formação, ou seja, é a etapa em que o jovem aspira ingressar em uma delas. Após um primeiro contato e, percebendo a disposição do candidato e os primeiros traços vocacionais, inicia-se um período de conhecimento mútuo: o candidato que busca nos conhecer e a Província que busca conhecer o candidato através dos encontros vocacionais, visitas à família e outros meios utilizados pela PV.

Propedêutico
Propedêutico é o tempo de formação espiritual para o discernimento vocacional. É uma etapa interna; o candidato passa a morar em uma das nossas casas de formação, desde que atenda a alguns critérios. Aqui, o acompanhamento vocacional é mais próximo, enfatizando a formação humano-afetiva e cristã, e preparando-o para o Seminário Maior e os estudos filosóficos e teológicos.

Postulantado
Nesta etapa, o formando dá continuidade ao processo de autoconhecimento e amadurecimento da vocação. O estudo da filosofia, em um curso regular, acompanha este período e capacita os postulantes a uma leitura das realidades complexas de nosso tempo e, também, os prepara para entender os conceitos teológicos que serão aprofundados em etapas posteriores.

Noviciado
É um tempo intenso de aprofundamento da vida espiritual que visa capacitar o noviço a desenvolver uma real vida de oração, aprofundar sua vocação de religioso, e a se assegurar sobre as aptidões para viver uma vida consagrada em comunidade como Missionário do Sagrado Coração. Ao final desta etapa, professarão os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência. Assim, esta etapa pode ser compreendida como o período de gestação dos novos MSC.

Juniorado
O juniorado é um período de confirmar a opção feita e se preparar mais intensamente para a missão como Irmão ou Padre MSC. Normalmente este período coincide com o tempo de estudo da teologia e conclui-se com a Profissão Perpétua, quando os religiosos se assumem por toda a vida os votos feitos no noviciado e se consagram definitivamente a Deus para o serviço do Reino. Os jovens religiosos são enviados em missão e, os que serão ordenados padres, recebem posteriormente as ordens do Diaconado e do Presbiterado.

X