Instituto MissionárioInstituto Missionário

Artigos, Editorial › 08/12/2021

Mensagem por ocasião do aniversário de fundação da Congregação

São Paulo, 8 de dezembro de 2021

“Quando Deus quer uma obra, os obstáculos são meios”.

– Pe. Júlio Chevalier, MSC

Caro confrade,

Estamos completando 167 anos de existência como Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Uma história de desafios, de conquistas, de superação, mas, sobretudo, de sinal da graça de Deus em nosso meio. Louvemos ao Senhor por esta obra!

Revendo a nossa história e olhando a afirmação do fundador, percebe-se que a obra de Deus vai acontecendo a partir do momento em que nos deixamos ser tocados pela realidade concreta e conduzidos por sua graça. A “pequena sociedade”, como Pe. Chevalier gostava de se referir à Congregação, nada tinha de extraordinário em sua origem; a fragilidade com que se se inicia, nos faz recordar o presépio. Certamente, imbuído pela graça, Chevalier e Maugenest, estavam convictos de que em meio a esta fragilidade, havia uma moção do Espírito de Deus. De fato, se pensarmos bem, a lógica divina nada se compara às nossas expectativas de grandeza. Quem nos ensina isto, é o próprio Jesus na parábola do “grão de mostarda” (Mt 13, 31).  A simplicidade e a discrição, com que se desenvolve a ação de Deus na história humana, é o cartão de visita do seu Reinado.

Esta delicadeza em perceber a vontade do Senhor na simplicidade dos acontecimentos pode ser um dom concedido por Ele, para determinadas pessoas. Creio que um carisma é exatamente isto.  Deus confere o dom e potencializa a pessoa para perceber, viver e partilhar a sua obra.  Não tenho dúvidas de que o nosso fundador foi escolhido e potencializado para fazer com que o Coração de Deus fosse amado por toda parte. Por este motivo, entendeu e se disponibilizou, para servir como instrumento de Deus naquele momento da história. Recordo isto de forma muita simples, para dizer que temos um cordão umbilical, uma história que nos alimenta como família religiosa. Quero desejar a você e sua comunidade, em nome da Província, boas festas e uma feliz celebração nesta data em que recordamos o nosso começo.

Abraço fraterno,

 

 

Pe. Edvaldo Rosa de Mendonça, MSC

Sup. provincial

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X