Mensagem de Natal e Ano Novo
São Paulo, dezembro de 2021
“o povo que andava nas trevas viu uma grande luz” (Is. 9.1-6)
Queridos irmãos e irmãs, espero encontrá-los bem e em paz.
Após um longo período de incertezas, causado por um vírus, que nos fez experimentar a triste realidade do isolamento, a vida volta a sua “quase normalidade”. Certamente este ano, depois tantas restrições, celebraremos mais próximo do nosso povo, o que nos enche de alegria e nos coloca realmente dentro deste espirito natalino. Oxalá a ciência continue avançando e nos proporcionando a segurança necessária, para anunciar e viver evangelho de Jesus Cristo.
Creio que a festa que hoje celebramos, é um convite para irmos ao encontro do menino Jesus, na certeza de que o natal nos presenteia com a luz da esperança. A liturgia desta festa é uma espécie de profecia do ânimo e da alegria, que conforta os nossos corações. A espiritualidade do Natal, nos recorda que estamos diante de um recomeço e, a imagem de um recém-nascido no presépio, nos faz compreender isto; Deus começa uma humanidade nova e o começo encontra-se no nascimento do menino Jesus.
A leitura do Profeta Isaias, convida-nos a sairmos do “isolamento” para construir novas relações. No entanto, diz o profeta, é preciso deixar o mundo das trevas e trilhar o caminho da Luz. Um convite dirigido de modo especial, àqueles que perderam o sentido da vida, e se encontram mergulhados nas trevas. Recomeçar é a prerrogativa da palavra de Deus, ir além das nossas dores e dos nossos sofrimentos. Em tempos de Pandemia, diz o papa Francisco, é preciso se movimentar, “não podemos ficar parados, precisamos fazer uma escolha, seguirmos adiante, sermos melhores ou piores”. Dizendo de outra maneira, é preciso acolher dentro de nós, a interpelação divina, que vem através dos acontecimentos da história e, perceber neles, por onde passa a vontade de Deus.
Sabemos por experiência, que todo sofrimento será em vão, se dele, não tirarmos uma lição que nos leve ao crescimento. Ninguém está imune aos infortúnios da vida, porém, aceitar
Pacificamente a consequência desse sofrimento, não me parece muito evangélico. O natal nos faz pensar sobre esta possibilidade de transformar as dores em alegrias.
Neste espirito de RECOMEÇAR, de redescobrir e acolher o novo eu desejo a você meu irmão um feliz e santo Natal. Que as celebrações de fim de ano, ainda que marcadas pelas dores de muitas perdas, sejam para você e sua comunidade, o reconhecimento do amor de Deus em tempos difíceis.
Feliz natal e prospero ano novo no coração de Jesus
Pe Edvaldo Rosa de Mendonça Superior Provincial